Avaliação de Produtos: POM 3.0 um novo serviço no Portal do Montador
Foram meses de trabalho intenso mas chegamos lá. À partir de agora o consumidor tem à sua disposição um grande serviço do Portal do Montador. Trata-se do Review de Montagem, a avaliação de produtos feita por quem mais entende do assunto, QUEM MONTA! Paulatinamente, conforme as avaliações aconteçam, iremos incrementando a base de produtos disponíveis para consulta em nosso site www.portaldomontador.com.br
Durante um longo período em nosso mercado, a tônica do discurso sempre foi a de que os produtos não encontravam mão-de-obra qualificada para sua adequada montagem, sendo esta a justificada origem da insatisfação dos consumidores. Aceitando este discurso como verdadeiro, nasceu o propósito do Portal do Montador com uma ideia simples: Desenvolver um perfil profissional ideal, que pudesse ser seguido e replicado por montadores de móveis Brasil afora.
Uma ver alcançada a excelência na montagem com profissionais qualificados e ferramentas de última geração, poderíamos então isolar e identificar as variáveis realmente envolvidas no que vem a ser um produto adequado ao mercado, seja ele refinado ou popular. Um produto que carregue consigo soluções para quem busca e precisa de um mobiliário que atenda seus requisitos e desejos. Livre de surpresas na hora da montagem, algo que refletisse exatamente o desejo do consumidor.
O Portal do Montador iniciou suas atividades em 2013, mas somente ao final de 2015, tivemos a oportunidade de participar de um processo de validação de produtos na Linea Brasil. Até então eu acreditava ser altamente improvável o convite de um fabricante para ajudá-lo em melhorias no que este acredita ser o maior de seus segredos, o desenvolvimento de novos produtos. Ainda mais com uma Movelsul pela frente em um momento tão decisivo de nossa economia. Mas isto aconteceu! Não só aconteceu como também abriu o caminho para que um elo de confiança ainda mais forte pudesse ser construído.
Agradeço a "humildade" (porque não encontro outra palavra mais adequada), de Elio Pavanato diretor executivo e Sidney Nakama diretor comercial da Linea Brasil e todos os envolvidos, pois a lista é grande. Olhando fatos e dados, trata-se de uma empresa que conseguiu crescer em plena crise durante 2015. Mesmo assim, incorpora uma incessante busca por melhorias que causa intriga e perplexidade em quem não consegue entender este tipo de comportamento empresarial quase obsessivo. Afinal de contas, a tônica do futebol diz que em time que está ganhando não se mexe. Mas a história não foi bem assim...
Depois da validação eles queriam mais, o desejo em dissecar seus produtos frente aos olhos do consumidor é uma atitude para uns ousada, mas para mim inovadora e assertiva, quase que revolucionária. Algo que o mercado sempre clamou e nunca lhe foi permitido. Talvez porque o COMO seja tão mais importante do que O QUE fazer dentro deste processo.
O Portal do Montador trilhou caminhos desde 2013 que ladearam as necessidades dos clientes do mercado moveleiro. CREDIBILIDADE, ao oferecer montadores de móveis confiáveis. (Poucos sabem, mas ajudamos na revitalização de alguns hotéis nos períodos que antecederam a copa de 2014). Tais montadores confiáveis estão por toda parte, mas estatisticamente concentrados de maneira diferente dentro do POM. Um processo que teve início em 2013 mas que não tem data para acabar. Novos profissionais entram no mercado e o ciclo de renovação será eterno enquanto o homem precisar MOBILIAR um ambiente.
Focando a avaliação de produtos, entendo que não faz sentido avaliar se falta um parafuso ou puxador, as variáveis da avaliação não buscam erros, pelo contrário buscam conceitos e padrões produtivos que possam ser encarados como REPETITIVOS. Isto é a essência de todo e qualquer processo de fabricação porque reflete as dimensões daquilo que o produto deseja absorver em seu conceito e propósito comercial. A avaliação não pode observar fatos isolados, até que os mesmos possam se comprovar como eventualmente recorrentes, daí passam a ser repetitivos e isto passa a ser um problema de fato.
Mas enfim, chegamos ao POM 3.0 e tenho claro em minha mente o que seria sua futura versão, a 4.0. Mas temos um longo caminho pela frente antes que isto possa se materializar...O Portal do Montador começa sua avaliação de produtos pela Linea Brasil através do modelo In Company, mas acredito que a parte mais interessante está por vir, a avaliação na casa do cliente, através de sua solicitação. Isto sim será a prestação de serviços mais efetiva que poderíamos imaginar.
Quem sabe em um futuro não tão distante, o fruto deste nosso trabalho atinja a relevância que o mercado merece, mas isto por enquanto é incerto. Podemos apenas trabalhar, acreditar e lutar por dias melhores para todos que compartilham a cadeia moveleira.
Um grande abraço a todos que me apoiaram nestes exaustivos meses de trabalho.
C. Perin
O Portal do Montador iniciou suas atividades em 2013, mas somente ao final de 2015, tivemos a oportunidade de participar de um processo de validação de produtos na Linea Brasil. Até então eu acreditava ser altamente improvável o convite de um fabricante para ajudá-lo em melhorias no que este acredita ser o maior de seus segredos, o desenvolvimento de novos produtos. Ainda mais com uma Movelsul pela frente em um momento tão decisivo de nossa economia. Mas isto aconteceu! Não só aconteceu como também abriu o caminho para que um elo de confiança ainda mais forte pudesse ser construído.
Agradeço a "humildade" (porque não encontro outra palavra mais adequada), de Elio Pavanato diretor executivo e Sidney Nakama diretor comercial da Linea Brasil e todos os envolvidos, pois a lista é grande. Olhando fatos e dados, trata-se de uma empresa que conseguiu crescer em plena crise durante 2015. Mesmo assim, incorpora uma incessante busca por melhorias que causa intriga e perplexidade em quem não consegue entender este tipo de comportamento empresarial quase obsessivo. Afinal de contas, a tônica do futebol diz que em time que está ganhando não se mexe. Mas a história não foi bem assim...
Depois da validação eles queriam mais, o desejo em dissecar seus produtos frente aos olhos do consumidor é uma atitude para uns ousada, mas para mim inovadora e assertiva, quase que revolucionária. Algo que o mercado sempre clamou e nunca lhe foi permitido. Talvez porque o COMO seja tão mais importante do que O QUE fazer dentro deste processo.
O Portal do Montador trilhou caminhos desde 2013 que ladearam as necessidades dos clientes do mercado moveleiro. CREDIBILIDADE, ao oferecer montadores de móveis confiáveis. (Poucos sabem, mas ajudamos na revitalização de alguns hotéis nos períodos que antecederam a copa de 2014). Tais montadores confiáveis estão por toda parte, mas estatisticamente concentrados de maneira diferente dentro do POM. Um processo que teve início em 2013 mas que não tem data para acabar. Novos profissionais entram no mercado e o ciclo de renovação será eterno enquanto o homem precisar MOBILIAR um ambiente.
Focando a avaliação de produtos, entendo que não faz sentido avaliar se falta um parafuso ou puxador, as variáveis da avaliação não buscam erros, pelo contrário buscam conceitos e padrões produtivos que possam ser encarados como REPETITIVOS. Isto é a essência de todo e qualquer processo de fabricação porque reflete as dimensões daquilo que o produto deseja absorver em seu conceito e propósito comercial. A avaliação não pode observar fatos isolados, até que os mesmos possam se comprovar como eventualmente recorrentes, daí passam a ser repetitivos e isto passa a ser um problema de fato.
Mas enfim, chegamos ao POM 3.0 e tenho claro em minha mente o que seria sua futura versão, a 4.0. Mas temos um longo caminho pela frente antes que isto possa se materializar...O Portal do Montador começa sua avaliação de produtos pela Linea Brasil através do modelo In Company, mas acredito que a parte mais interessante está por vir, a avaliação na casa do cliente, através de sua solicitação. Isto sim será a prestação de serviços mais efetiva que poderíamos imaginar.
Quem sabe em um futuro não tão distante, o fruto deste nosso trabalho atinja a relevância que o mercado merece, mas isto por enquanto é incerto. Podemos apenas trabalhar, acreditar e lutar por dias melhores para todos que compartilham a cadeia moveleira.
Um grande abraço a todos que me apoiaram nestes exaustivos meses de trabalho.
C. Perin
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