Modelo do produto, lote de fabricação deste produto, espaço de trabalho da montagem, nível de pressão exercido pelo cliente (pressa, humor e outros), situação física e psicológica do montador nesta montagem e finalmente o "Método de Montagem".
Certamente que o ser humano não é um fluxograma que responde sempre da mesma maneira bem como não existem condições de garantir um resultado apenas com a boa vontade. Para isso existem técnicas, que quando aplicadas, são capazes de orientar ações e comportamentos de maneira repetitiva e uniforme.
Tal exercício sim, utilizado com metodologia, é capaz de elevar a qualidade final do trabalho. Vamos falar do Check List de Atividades, que envolve a padronização do método de montagem, o último dos itens apresentado anteriormente
Como o check list de atividades é ligeiramente diferente para cada estilo de montagem, faremos hoje o mais simples, o Check List de Montagem dos Móveis Convencionais. Vai observar que a grande maioria das atividades é a mesma, mas não se iluda, o sucesso está nos pequenos detalhes.
- Prepare-se para a montagem contratada, verifique as ferramentas necessárias e respectivas condições
- Observe sua apresentação visual em algum espelho, hálito, desodorante, uniforme ou roupa
- Dirija-se ao local com os dados de orçamento (ficha) em mãos, não confie na memória
- Reserve um tempo extra em sua saída para o local, compensando eventuais atrasos
- Apresente-se cordialmente ao cliente e conheça o ambiente
- Identifique rapidamente o produto, o local da montagem e explique seu método de trabalho
- Abra as embalagens, proteja o piso, organize os acessórios e ferragens e inicie uma breve inspeção do produto peça a peça
- Siga o procedimento de montagem adequado ao ambiente. Tendo espaço, siga o do esquema de montagem (já existem esquemas que trazem também a opção de montagem em pé para o caso de produtos altos)
- NÃO PULE ETAPAS, use TODOS os itens do kit, lembrado que cola, pregos, parafusos não estão ali por enfeite (Você economiza seu tempo e o cliente sai no prejuízo? Isso não é ético!)
- Explique ao cliente o que são os calços, caso ele fique intrigado achando que sobraram peças
- Concluída a montagem, inicie a fase de nivelamento do produto, na maioria dos casos, a fixação dos fundos precisa ocorrer após o nivelamento.
- Após o nivelamento, inicie a fase de regulagem dos dispositivos existentes. Portas convencionais, de correr, gavetas e dispositivos especiais de toda natureza. Nesta fase faça sua inspeção final.
- Hora de devolver o local às condições de utilização, todo o material relacionado à montagem que não faz parte do produto deve ser removido
- Faça seu algo mais, limpar o produto é obrigação, limpar o local já está quase deixando de ser diferencial, muitos estão fazendo
- Inicie a entrega técnica, faça o cliente experimentar o produto, isto ajuda muito, evitando ligações e questionamentos posteriores.
- Hora de dar baixa no serviço e receber, abra espaço para alguma questão adicional e se não houver, hora de partir!
Desafiamos você montador a fazer seu próprio check list incluindo outros pontos de controle não citados, este é básico e pode ser enriquecido!
Sucesso e boas montagens. Ver Perfil Google+
0 comentários:
Postar um comentário