Neste post iremos avaliar a combinação de 3 elementos distintos e o efeito desta combinação. Vamos falar sobre o montador de móveis, a internet e o Pereirão (Griselda da novela Fina Estampa).
Desde 1998, com a popularização dos mecanismos de busca na internet, dois elementos já estavam presentes em nosso cenário (montadores de móveis e internet). Mas foi somente em 2011, com a novela Fina Estampa que a energia de ativação (estopim) de uma enorme mudança comportamental na prestação de serviços ocorreu.
Pudemos ver a internet se inundar com sites e blogs de prestadores de serviço, que rapidamente migraram das mídias convencionais para o mundo digital, seguindo o fenômeno da novela, bombardeando os que lá silenciosamente se instalaram primeiro. Pudemos também observar bons profissionais naufragando pela dificuldade em se adaptar a este novo mundo e tantos outros crescendo em função de uma visão mais privilegiada do momento.
O foco do profissional perdeu-se e com ele nasceu a guerra declarada de preços. Alguns montadores passaram a julgar que técnicas de SEO (aparecer na frente no Google) seriam a única vantagem frente aos demais. Este modelo, aliado ao repasse de serviços através de comissionamento aprisionou ainda mais aqueles de menores habilidades em informática, mesmo que excelente montadores de móveis.
O sonho de liberdade não foi tão efetivo como planejado. Parecia que criar sites era mais importante que montar móveis, o montador mediano com site no ar levava enorme vantagem frente ao montador excelente sem presença na internet. A insensatez falou mais alto sufocando o idealismo da profissão.
Infelizmente o mercado foi nivelado pelo preço, os bons profissionais ainda sofrem diante desta condição, quando perdem orçamentos justos para situações com valores inviáveis. Não temos uma solução pronta, mas o Portal do Montador acredita na possibilidade de um novo cenário virtual, diferente do que existe no presente. Acreditamos na possibilidade de resgatar o valor profissional e a dignidade dos montadores que assim o desejarem.
É verdade que o cliente quer o melhor preço, mas antes disso, ele quer o serviço adequado à suas necessidades. Todos sabemos que tais variáveis (preço e qualidade) não se combinam perfeitamente. Assim sendo, o cliente certamente encontrará um ponto de equilíbrio, um valor que considera justo pelo trabalho profissional que procura.
Entendemos que a avaliação dos serviços prestados, diferente das técnicas de SEO, blogs e sites ou qualquer outro artifício, é a única solução viável para valorizar os bons profissionais. Não pregamos que abandonem seus sites e blogs, pois eles trazem uma excelente exposição junto aos clientes potenciais. Apenas insistimos na questão de um histórico profissional, possível apenas através da avaliação dos serviços. É através da construção de uma reputação que os bons profissionais serão reconhecidos.
A energia canalizada para construir sites deve ser direcionada para a melhoria dos serviços de montagem prestados. O fim das noites mal dormidas cuidando do Blog pode significar montagens com maior dedicação. O profissional que entrou mês passado no mercado e aparece na frente no google é melhor que outro com 20 anos de montagem? Não é isso que o cliente procura, mas pelo imediatismo e deslealdade entre alguns montadores, ele faz escolhas erradas gerando retrabalho do serviço contratado.
Oferecemos um novo serviço e como trilhamos um caminho novo, sabemos que seguimos rumo ao desconhecido. Para muitos parece improvável acreditar no montador chegando na casa do cliente com um tablet e pedindo para ser avaliado pelo serviço prestado. Porém, os que assim o fazem, sabem exatamente para onde desejam ir e como fazer para chegar lá. Como disse Cesar, "a sorte está lançada!"
Sucesso a todos!
Ver Perfil Google+
Montagem de Móveis Corporativos e Residenciais em diversas cidades do Brasil. Orçamento via Whatsapp.
8/08/2013
Home »
Ponto de Vista
» Montador de Móveis: O novo cenário virtual pós Pereirão
0 comentários:
Postar um comentário